Cinco rituais para se ter sucesso
O professor Uranio Bonoldi da fundação Dom Cabral, separou algumas dicas para você concretizar as metas de 2020
Uma pergunta comum que as pessoas costumam fazer é como aqueles que chegam ao topo alcançam seu sucesso. Vamos ser realistas, nós olhamos para pessoas realmente bem-sucedidas e queremos saber seus segredos ou o que eles fazem de diferente, não é mesmo? Tem que haver algo que eles estão fazendo certo, que os levam até o sucesso.
Todos nós queremos ser bem-sucedidos - isso é óbvio. Mas o que precisamos fazer para chegar lá? Uma das muitas respostas para essa pergunta pode estar escondida no que eles adotam como rituais diários. Mas o que exatamente são rituais e como eles se relacionam com o sucesso?
Um ritual é qualquer prática ou padrão de comportamento realizado regularmente de maneira definida. Nesse contexto, deve significar que pessoas bem-sucedidas adotaram práticas diárias que possibilitam a realização de seus sonhos. Isso pode acontecer porque os rituais o ajudam a desenvolver hábitos saudáveis ​​e a disciplina necessária para ter sucesso. É um grande incentivo para garantir que eles façam as coisas, que não sejam interrompidos e que possam avançar de maneira sustentável em direção a seus objetivos, um dia de cada vez.
Pensando nisso, o professor especialista em tomada de decisão da Fundação Dom Cabral Uranio Bonoldi, separou alguns rituais simples para você praticar, e ir em direção do seu sucesso. Confira:
Acordar cedo: Quando você acorda cedo, é mais provável que se sinta no controle do seu dia, em vez de correr contra o relógio. "Você tem mais tempo de manhã para se exercitar, realizar outros rituais importantes como ler notícias, ficar com sua família ou até mesmo trabalhar mais cedo. Isso permite que você comece seus dias de forma proativa e mais disposto a enfrentar todos os desafios que surgirem", conta Uranio.
Exercitar-se: Há infinitos benefícios que advém de um ritual de exercícios implementado adequadamente. "Essa prática não só fortalece todos os seus outros rituais e hábitos ajudando a desenvolver autodisciplina, como melhora o funcionamento cognitivo. Além disso, exercitar-se pode ajudar a aumentar sua força mental, algo que você precisará para superar os obstáculos que enfrentar", diz Bonoldi.
Planejar o dia: Planejar seu dia com antecedência deve ajudá-lo a gerenciar melhor seu tempo, pois você saberá exatamente quais são seus objetivos para o dia e não se perderá com todas as distrações ao seu redor. "Configurando uma estrutura e cronograma com base no seu tempo e objetivos e, simplesmente seguindo isso, você se torna automaticamente produtivo. Ah, anote tudo", comenta o professor.
Descansar: Desconecte-se do trabalho, deixe sua mente/corpo descansar e depois volte. Você continuará sendo produtivo. "Fazer alguns intervalos dá uma grande sensação de controle sobre sua energia ao longo do dia e pode realmente impedir que você se sinta sobrecarregado, cansado ou constantemente sonolento durante um dia difícil. Aproveite os dias de folga, também, para se desconectar das redes sociais e de qualquer outra tecnologia, descanse sua mente", enfatiza Uranio.
Ler e escrever: Ler pode trazer muitos benefícios que te ajudam a atingir o sucesso, como estímulo para o cérebro e memória, diminui o estresse, expande o vocabulário, foco, além de todo o conhecimento que pode ser adquirido. "Manter o controle de seus pensamentos e sentimentos é outro ritual diário que vale a pena tentar. Uma das maneiras mais simples de fazer isso seria registrá-los em um diário pelo menos uma vez por dia. Isso pode ajudar a melhorar sua inteligência emocional, pois você é forçado a refletir mais e entender suas emoções anotando-as. Dessa forma, você seria mais consciente e, como resultado, mais apto de interagir com outras pessoas. Se preferir você pode usar o diário para acompanhar o seu progresso em objetivos pessoais ou profissionais", finaliza Bonoldi.
Introduzir novos rituais em sua vida diária pode parecer intimidador a princípio, mas é algo que você pode alcançar. Começa com a decisão de quais rituais diários você deseja adotar, comprometendo-se com eles e ajustando-os, se necessário. O processo nem sempre será fácil ou consistente, mas os benefícios potenciais que o acompanham são inúmeros.
As pessoas com maior desempenho não progridem nos negócios e na vida se comportando como as pessoas ao seu redor. Estude os hábitos diários das pessoas mais felizes, mais saudáveis​​e mais bem sucedidas que você conhece e, com frequência, você descobrirá que elas são realmente boas em duas coisinhas: Disciplina e consistência.
Uranio Bonoldi atua como professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, e é palestrante e escritor. A partir de sua longa experiência executiva em cargos de alta gestão, observou a dificuldade das pessoas em tomar decisões não só nos negócios, mas também na vida pessoal. Tal constatação levou-o a integrar sua experiência profissional a pesquisas e reflexões sobre liderança e processo de decision making. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão. http://www.uraniobonoldi.com.br

Comentários